MatériaMais Notícias
Não foi neste domingo que a Série B do Rio de Janeiro credenciou um clube à elite do Estadual de 2016. Em duelo com reta final eletrizante, América e Portuguesa- empataram em 2 a 2 no Giulite Coutinho (com 1093 pagantes e 1481 presentes) e mantiveram a disputa do Triangular Final em aberto. Com quatro pontos e na vice-liderança, o Mecão agora precisará de uma vitória sobre o Americano (atualmente com um ponto) na quarta-feira para garantir seu acesso – e, por tabela, da Lusinha, líder com cinco pontos.
SUPERIOR, AMÉRICA ABRE O PLACAR
Mesmo tendo mais disposição em campo, o América demorou a dominar as ações na etapa inicial. A equipe comandada por Ricardo Cruz tinha certa lentidão, e penava para furar o bloqueio da Portuguesa-RJ. Sua primeira chance clara aconteceu quando Marcelinho surgiu livre na área, mas o atleta hesitou ao finalizar.
Aos poucos, o Mecão se encontrou em campo e, depois do tempo técnico, encontrou o caminho do gol. Accioli recebeu cruzamento da esquerda e tentou de cabeça. A zaga rebateu e, na sobra, o camisa 8 estufou a rede aos 21 minutos.
A Lusinha, que via Allan pouco inspirado, teve seu único lampejo na etapa inicial, em cabeçada de Peçanha salva por Felipe. Só que o América seguia incisivo, e esteve à beira de ampliar quando Jean finalizou, mas a bola parou na trave. Em seguida, Vitor Hugo espirrou o taco na zaga da Portuguesa-RJ e quase marcou contra.
LUSINHA REAGE E SEGUNDO TEMPO FICA ELETRIZANTE
A Portuguesa-RJ voltou do intervalo em ritmo acelerado, e viu Bruno Andrade e Peçanha exigirem Felipe nos primeiros minutos. O América respondeu em tentativa de Léo Rocha e em jogada individual de Fagner Eugênio salvas por Ricardo Luiz.
O equlíbrio que imperava na partida rendeu uma partida eletrizante no Giulite Coutinho. Lançado aos 29 minutos, Romarinho encheu o pé e acertou o ângulo para igualar o marcador da Portuguesa.
O Mecão precisou de quatro minutos, quando Ramon aproveitou brecha na defesa para tocar na saída de Ricardo Luiz. Incansável, a Lusinha foi à frente e, aos 36 minutos, viu Lincoln abrir caminho na área para empatar.
Bruno Andrade ainda teve oportunidade de garantir a virada que levaria a Lusinha diretamente para o elite neste domingo. Em seguida, Abedi bateu rente à trave a terceira chance do América ficar a um empate do acesso.
– Foi um jogo difícil contra um América muito forte. Mas saímos com um ponto importante e estamos próximos de garantir o acesso – disse Lincoln, que saiu como o herói da partida.
– Sempre falaram que o meu gol sairia na hora certa. Felizmente saiu – disse Romarinho, festejando um empate com sabor de vitória.
No América o clima também era de alegria, já que o time pode garantir o seu acesso na próxima rodada. Por isso, pede apoio em massa.
– Criamos muitas chances e não fomos felizes em algumas conclusões. Mas o empate foi justo e, agora. na quarta-feira vamos buscar a vitória e a classificação. A torcida fez o papel dela neste domingo e não será diferente na quarta-feira – disse o goleiro Felipe.